terça-feira, 17 de março de 2009

AROMAS, SABORES E TEXTURAS

Aromas, sabores e texturas” é um Projecto que tem como entidade promotora, a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro, com o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Mercado Abastecedor de Coimbra.
Sendo a alimentação o nosso bem primordial, que tem ditado modas e tendências desde os primeiros tempos da civilização, com os seus mitos e interditos, tem tido transformações nem sempre as melhores e mais adequadas às necessidades do “homo sapiens”.
O ritmo “fast-life” a que a sociedade contemporânea se rendeu, tem trazido consigo os mais diversos problemas, para a saúde e bem-estar, do Homem, causados por, não atribuir um tempo para as refeições, e preferir alimentos transformados pela indústria alimentar carregados de “açúcares”, “sal” e “gorduras”, esquecendo os alimentos base, fornecidos pela Mãe Natureza.
É do nosso conhecimento a “roda dos alimentos” assenta na informação avançada da ciência de hoje, que preconiza uma alimentação correcta e equilibrada, colorida, com o consumo de frutos, legumes e cereais, em maior quantidade assim, o Projecto “ aromas, sabores e texturas” assenta neste princípio, prática aplicada já no “Mundo Clássico”.
Os nossos sentidos são, por excelência, aqueles que nos permitem recordações, emoções e sensações por tal, serão estes os instrumentos usados nas actividades do Projecto, com o recurso do olfacto, do tacto, do paladar e da visão, serão dados os conselhos para uma alimentação variada e correcta, referindo sempre o valor e acção de cada alimento no organismo do Homem.
Em todas as actividades do Projecto, a informação nutricional, de cada alimento abordado, será revelada, para assim se ter a melhor “leitura” das bem feitorias atribuídas aos alimentos do reino vegetal e das ementas propostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário